quarta-feira, 30 de junho de 2010

Legião Urbana - As Quatro Estações


  1. Há Tempos
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Parece cocaína, mas é só tristeza, talvez tua cidade
      Muitos temores nascem do cansaço e da solidão
      E descompasso e o desperdício herdeiros são
      Agora da virtude que perdemos.

      Há tempos tive um sonho
      Não me lembro não me lembro
      Tua tristeza é tão exata
      E hoje o dia é tão bonito
      Já estamos acostumados
      A não termos mais nem isso.

      Os sonhos vêm
      E os sonhos vão
      O resto é imperfeito.

      Dissestes que se tua voz tivesse força igual
      À imensa dor que sentes
      Teu grito acordaria
      Não só a tua casa
      Mas a vizinhança inteira.
      E há tempos nem os santos têm ao certo
      A medida da maldade
      Há tempos são os jovens que adoecem
      Há tempos o encanto está ausente
      E há ferrugem nos sorrisos
      Só o acaso estende os braços
      A quem procura abrigo e proteção.

      Meu amor, disciplina é liberdade
      Compaixão é fortaleza
      Ter bondade é ter coragem
      E Ela disse:
      - Lá em casa tem um poço mas a água é muito limpa.

  2. Pais e Filhos
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Estátuas e cofres
      E paredes pintadas
      Ninguém sabe o que aconteceu
      Ela se jogou da janela do quinto andar
      Nada é fácil de entender.

      Dorme agora: É só o vento lá fora.

      Quero colo
      Vou fugir de casa
      Posso dormir aqui com vocês?
      Estou com medo
      Tive um pesadelo
      Só vou voltar depois das três.

      Meu filho vai ter nome de santo
      Quero o nome mais bonito.

      É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
      Por que se você parar pra pensar, na verdade não há.

      Me diz, por que é que o céu é azul
      Me explica a grande fúria do mundo
      São meus filhos que tomam conta de mim
      Eu moro com a minha mãe mas meu pai vem me visitar
      Eu moro na rua, não tenho ninguém
      Eu moro em qualquer lugar
      Já morei em tanta casa que nem me lembro mais
      Eu moro com os meus pais

      É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã
      Por que se você parar pra pensar, na verdade não há.

      Sou uma gota d'água
      Sou um grão de areia
      Você me diz que seus pais não entendem
      Mas você não entende seus pais.

      Você culpa seus pais por tudo
      E Isso é absurdo
      São crianças como você.

      O que você vai ser quando você crescer?

  3. Feedback Song for a Dying Friend
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Soothe the young man's sweating forehead
      Touch the naked stem held hidden there
      Safe in such dark hayseed wired nest
      Then his light brown eyes are quick
      Once touch is what he thought was grip
      Tis not his hands those there but mine
      And safe,my hands do seek to gain
      All knowledge of my master's manly rain
      The scented taste that stills my tongue
      Is wrong that is set but not undone
      His fiery eyes can slash my savage skin
      And force all seriousness away
      He wades in close waters
      Deep sleep alters his senses
      I must obey my only rival -
      He will command our twin revival:
      The same
      Insane
      Sustain
      Again
      (The two of us so close to our own hearts)
      I silence and wrote
      This awe
      Of the coincidence.

      Tradução:
      (por Millôr Fernandes)
      Alisa a testa suada do rapaz
      Toca o talo nu ali escondido
      Protegido nesse ninho farpado sombrio da semente
      Então seus olhos castanhos ficam vivos
      Antes afago pensava ele era domínio

      Essas aí não são suas mãos são as minhas
      E seguras, minhas mãos buscam se impor
      Todo conhecimento do jorro viril do meu senhor
      O gosto perfumado que retém minha língua
      É engano instalado e não desfeito

      Seus olhos chispantes podem retalhar minha pele bárbara
      Forçar toda gravidade a ir embora.
      Ele vadeia em águas fechadas
      Sono profundo altera seus sentidos
      meu único rival eu devo obedecer

      Vai comandar nosso duplo renascer
      O mesmo
      Insano
      Sustenta
      Outra vez.
      (Os dois juntos junto de nossos próprios corações)
      Calei e escrevi
      Isto em reverência
      Pela coincidência.

  4. Quando o Sol Bater na Janela do Teu Quarto
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Quando o sol bater na janela do teu quarto
      Lembra e vê que o caminho é um só.

      Por que esperar se podemos começar tudo de novo
      Agora mesmo
      A humanidade é desumana
      Mas ainda temos chance
      O sol nasce pra todos
      Só não sabe quem não quer.

      Quando o sol bater na janela do teu quarto
      Lembra e vê que o caminho é um só.

      Até bem pouco tempo atrás
      Poderíamos mudar o mundo,
      Quem roubou nossa coragem?

      Tudo é dor
      E toda dor vem do desejo,
      De não sentimos dor.

      Quando o sol bater na janela do teu quarto
      Lembra e vê que o caminho é um só.

  5. Eu Era um Lobisomem Juvenil
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Luz e sentido e palavra -
      Palavra é que o coração não pensa.

      Ontem faltou água
      Anteontem faltou luz
      Teve torcida gritando quando a luz voltou
      Não falo como você fala
      Mas vejo bem o que você me diz.
      Se o mundo é mesmo parecido com o que vejo
      Prefiro acreditar no mundo do meu jeito
      E você estava esperando voar
      Mas como chegar até as nuvens com os pés no chão?

      O que sinto muitas vezes faz sentido
      E outras vezes não descubro um motivo
      Que me explique porque é que não consigo
      Ver sentido no que sinto, que procuro
      O que desejo e o que faz parte
      Do meu mundo.

      O arco-íris tem sete cores
      E fui juiz supremo
      Vai, vem embora e volta: Todos têm
      Todos têm suas próprias razões.

      Qual foi a semente que você plantou?
      Tudo acontece ao mesmo tempo
      Nem eu mesmo sei direito
      O que está acontecendo
      E daí, de hoje em diante,
      Todo dia vai ser o dia mais importante.

      Se você quiser alguém pra ser só seu
      É só não se esquecer: Estarei aqui.

      Não digo nada, espero o vendaval passar.
      Por enquanto eu não sei - o que você me falou
      Me fez rir e pensar.
      Porque estou tão preocupado por estar tão preocupado assim...

      Mesmo se eu cantasse todas as canções
      Todas as canções
      Todas as canções
      Todas as canções do mundo
      Sou bicho do mato.

      Se você quiser alguém pra ser só seu
      É só não se esquecer: Estarei aqui.

      Ou então não terá jamais a chave do meu coração.

  6. 1965 (Duas Tribos)
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Vou passar
      Quero ver
      Volta aqui
      Vem você
      Como foi
      Nem sentiu
      Se era falso
      Ou fevereiro
      Temos paz
      Temos tempo
      Chegou a hora
      E agora é aqui.

      Cortaram meus braços
      Cortaram minhas mãos
      Cortaram minhas pernas
      Num dia de verão
      Num dia de verão
      Num dia de verão

      Podia ser meu pai
      Podia ser meu irmão
      Não se esqueça
      Temos sorte
      E agora é aqui

      Quando querem transformar
      Dignidade em doença
      Quando querem transformar
      Inteligência em traição
      Quando querem transformar
      Estupidez em recompensa
      Quando querem transformar
      Esperança em maldição:
      É o bem contra o mal
      E você de que lado está?
      Estou do lado do bem
      E você de que lado está?
      Estou do lado do bem.
      Com a luz e com os anjos.

      Mataram um menino
      Tinha arma de verdade
      Tinha arma nenhuma
      Tinha arma de brinquedo
      Eu tenho autorama
      Eu tenho Hanna-Barbera
      Eu tenho pêra, uva e maçã
      Eu tenho Guanabara
      E modelos Revell
      O Brasil é o país do futuro
      O Brasil é o país do futuro
      O Brasil é o país do futuro

      Em toda e qualquer situação
      Eu quero tudo pra cima
      Pra cima

  7. Monte Castelo
    • (Renato Russo)

      Ainda que eu falasse a língua dos homens
      E falasse a língua dos anjos,
      Sem amor, eu nada seria.

      É só o amor, é só o amor
      Que conhece o que é verdade
      O amor é bom, não quer o mal
      Não sente inveja ou se envaidece.

      O amor é o fogo que arde sem se ver
      É ferida que dói e não se sente
      É um contentamento descontente
      É dor que desatina sem doer.

      Ainda que eu falasse a língua dos homens
      E falasse a língua dos anjos,
      Sem amor, eu nada seria.

      É um não querer mais que bem querer
      É solitário andar por entre a gente
      É um não contentar-se de contente
      É cuidar que se ganha em se perder.

      É um estar-se preso por vontade
      É servir a quem vence o vencedor;
      É um ter com quem nos mata lealdade
      Tão contrário a si é o mesmo amor.

      Estou acordado e todos dormem, todos dormem, todos dormem.
      Agora vejo em parte
      Mas então veremos face a face.

      É só o amor, é só o amor
      Que conhece o que é verdade.

      Ainda que eu falasse a língua dos homens
      E falasse a língua dos anjos,
      Sem amor, eu nada seria.

  8. Maurício
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Já não sei dizer se ainda sei sentir
      O meu coração já não me pertence
      Já não quer mais me obedecer
      Parece agora estar tão cansado quanto eu.

      Até pensei que era mais por não saber
      Que ainda sou capaz de acreditar.
      Me sinto tão só
      E dizem que a solidão até que me cai bem.

      Às vezes faço planos
      Às vezes quero ir
      Pra algum país distante e
      Voltar a ser feliz.

      Já não sei dizer o que aconteceu
      Se tudo que sonhei foi mesmo um sonho meu
      Se meu desejo então já se realizou
      O que fazer depois
      Pra onde é que eu vou?

      Eu vi você voltar pra mim.

  9. Meninos e Meninas
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Quero me encontrar, mas não sei onde estou
      Vem comigo procurar algum lugar mais calmo
      Longe dessa confusão
      E dessa gente que não se respeita
      Tenho quase certeza que eu
      Não sou daqui

      Acho que gosto de S. Paulo
      Gosto de S. João
      Gosto de São Francisco
      E São Sebastião
      E eu gosto de meninos e meninas

      Vai ver que é assim mesmo e vai ser assim pra sempre
      Vai ficando complicado e ao mesmo tempo diferente
      Estou cansado de bater e ninguém abrir
      Você me deixou sentindo tanto frio
      Não sei mais o que dizer

      Te fiz comida
      Velei teu sono
      Fui teu amigo
      Te levei comigo e me diz
      Pra mim o que é que ficou?

      Me deixa ver como viver é bom
      Não é a vida como está, e sim as coisas como são
      Você não quis tentar me ajudar
      Então, a culpa é de quem?
      A culpa é de quem?

      Eu canto em português errado
      Acho que o imperfeito não participa do passado
      Troco as pessoas
      Troco os pronomes
      Preciso de oxigênio
      Preciso ter amigos
      Preciso ter dinheiro
      Preciso de carinho
      Acho que te amava
      Agora acho que te odeio
      São tudo pequenas coisas
      E tudo deve passar

      Acho que gosto de S. Paulo
      Gosto de S. João
      Gosto de São Francisco
      E São Sebastião
      E eu gosto de meninos e meninas

  10. Sete Cidades
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Já me acostumei com a tua voz
      Com teu rosto e teu olhar
      Me partiram em dois
      E procuro agora o que é minha metade.

      Quando não estás aqui
      Sinto falta de mim mesmo
      E sinto falta do meu corpo junto ao teu.

      Meu coração é tão tosco e tão pobre
      Não sabe ainda os caminhos do mundo.

      Quando não estás aqui
      Tenho medo de mim mesmo
      E sinto falta do teu corpo junto ao meu

      Vem depressa pra mim
      Que eu não sei esperar
      Já fizemos promessas demais
      E já me acostumei com a tua voz:
      Quando estou contigo estou em paz
      Quando não estás aqui,
      Meu espírito se perde, voa longe.

  11. Se Fiquei Esperando Meu Amor Passar
    • (Dado Villa-Lobos / Renato Russo / Marcelo Bonfá)

      Se fiquei esperando meu amor passar
      Já me basta que então, eu não sabia
      Amar e me via perdido e vivendo em erro
      Sem querer me machucar de novo
      Por culpa do amor.

      Mas você e eu podemos namorar
      E era simples: ficamos fortes.
      Quando se aprende a amar
      O mundo passa a ser seu

      Sei rimar romã com travesseiro
      Quero a minha nação soberana
      Com espaço, nobreza e descanso.

      Se fiquei esperando meu amor passar
      Já me basta que estava então longe de sereno
      E fiquei tanto tempo duvidando de mim
      Por fazer amor fazer sentido.

      Começo a ficar livre -
      Espero.
      Acho que sim.
      De olhos fechados não me vejo
      E você sorriu pra mim.
      "Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
      Tende piedade de nós.
      Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
      Tende piedade de nós.
      Cordeiro de Deus que tirai os pecados do mundo,
      Dai-nos a paz.


http://www.4shared.com/file/zCNUgBpT/Legio_Urbana_-_As_Quatro_Estae.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário